Louveira e Vinhedo registram mais de 100 ocorrências de dengue

Louveira e Vinhedo registram mais de 100 ocorrências de dengue

Número se refere ao período de janeiro a dezembro do ano anterior, de cada cidade

No ano anterior, as cidades de Louveira e Vinhedo contabilizaram mais de 100 casos de dengue cada. Os dados são do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo (CVE-SP). O crescimento do número de ocorrências, em relação a 2018, é alarmante. Vinhedo anotou 124 registros (entre autóctones e importados) de dengue no ano passado. Em 2018, foram seis.


O município de Louveira teve 110 casos de dengue em 2019, ante dois no ano anterior mencionado. O secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Osnei Okumoto, faz um alerta. “É necessário dar mais atenção nas ações de combate ao mosquito. A prevenção não pode ser interrompida, mesmo no período mais frio do ano”, ressaltou. Segundo o secretário, a continuidade das ações é importante para manter baixos os índices de infestação, justamente para quando chegar a época de maior proliferação. “Assim será possível manter a redução do número de casos” explicou.


Segundo o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2018, último divulgado, a situação de ambas as cidades era satisfatória sobre o índice de infestação para a doença. A taxa foi de 0,9. O LIRAa analisa a probabilidade de ‘criadouro’ e larvas do mosquito nas edificações.