Viva Vinhedo

Para impedir avanço do coronavírus, Jundiaí entra em ‘Estado de Emergência’

Medidas passam a valer na próxima sexta-feira (20)

Entre as ações, parques, teatros, museus e biblioteca serão fechados

Jundiaí, que estava em ‘Estado de Atenção’, devido ao Coronavírus, entrará em ‘Estado de Emergência’. O decreto será publicado e terá imediata vigência nesta sexta (20). O novo status determina, entre outras ações, que todas as condutas técnicas permanecem sob o comando do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) e a restrição de funcionamento de estabelecimentos comerciais apenas para os serviços essenciais.

Segundo o prefeito Luiz Fernando Machado, as medidas são necessárias e buscam a preservação da população. “Já foram discutidos avanços nos protocolos de atendimento de forma a oferecer o melhor serviço à população e agir de forma a combater o avanço da doença. Agora, com o decreto de Estado de Emergência a restrição é maior, com a suspensão de serviços públicos e de atividades comerciais. É uma medida dura, mas necessária para evitar que tenhamos uma ampliação desenfreada da doença. Neste momento, o isolamento social é à medida que salvará vidas”, reforça.

Entre os principais pontos elencados no documento, que será publicado na Imprensa Oficial de Jundiaí, nesta sexta-feira (20) estão:

Haverá, porém, intensificação de ações de limpeza desses estabelecimentos.

Comitê

Criado no último dia 13 de março pela Prefeitura de Jundiaí, pelo decreto 20.909 (de 13 de março de 2020) o Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus reúne representantes de todos os hospitais instalados no município – públicos e privados – além de representantes de departamentos da Unidade de Gestão da Promoção da Saúde (UGPS), tendo como objetivo manter alinhados os protocolos de atendimento aos casos suspeitos do novo coronavírus.

Sair da versão mobile