Contra a gripe, Jundiaí faz vacinação ‘drive thru’

Contra a gripe, Jundiaí faz vacinação ‘drive thru’

Alternativa é para pessoas com mais de 60 anos

A Prefeitura de Jundiaí da Saúde abriu a primeira etapa campanha de Vacinação contra a Gripe, na segunda-feira (23), com 10 pontos itinerantes para evitar filas e aglomerações, além de outra alternativa já em andamento: o drive thru – para pessoas com 60 anos ou mais com mobilidade reduzida.  No primeiro dia de vacinação foram imunizados 7,4 mil idosos, nos 10 postos alocados em Escolas Municipais e Estaduais, Complexo Esportivo e igreja. Na próxima semana, de 30 a 3 de abril, os postos alcançam novas regiões da cidade.

“Jundiaí tem tomado todas as medidas necessárias para oferecer segurança aos idosos para a vacinação. Retiramos o público-alvo do interior das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e levamos para espaços amplos, ventilados e de fácil acesso da população. A cada semana os pontos serão instalados em outras partes da cidade, para evitar o deslocamento das pessoas com 60 anos ou mais. Ainda determinamos o atendimento em sistema móvel, semelhante ao ‘drive-thru’”, detalha o prefeito Luiz Fernando Machado, que está à frente da coordenação do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC).

Das primeiras 11 mil doses recebidas do Ministério da Saúde (MS), neste primeiro dia de Campanha, 7.397 foram utilizadas. Na próxima quarta-feira (25) nova cota de vacinas chegará à cidade.

Próximos públicos

Os demais públicos-alvo determinados pelo Ministério da Saúde para a vacinação contra influenza, terão início a partir do dia 16 de abril. Serão os professores e profissionais das forças de segurança e salvamento que serão vacinados contra a gripe. As crianças entre 6 meses e menores de 6 anos, doentes crônicos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, mães no pós-parto, população indígena e portadores de condições especiais, terão as vacinas liberadas a partir de 9 de maio, mesmo dia da realização do “Dia D”.