Em seis dias, casos de Covid19 crescem 60% na cidade de Vinhedo

Em seis dias, casos de Covid19 crescem 60% na cidade de Vinhedo

Há quatro óbitos em investigação pela doença, ainda assim, o prefeito Jaime Cruz não segue a recomendação da OMS

O número de casos de coronavírus em Vinhedo aumentou 60%, no período de seis dias, segundo boletim epidemiológico da prefeitura. Em 6 de abril, cinco pessoas foram detectadas com a doença, já no dia 12, haviam oito infectados.

A pandemia provocada pelo Covid19 já matou mais de 100 mil pessoas em todo o mundo, sendo 1.271 no Brasil (22,7 mil infectados). Os leitores informaram ao Portal Viva Vinhedo dificuldade em encontrar informações atualizadas sobre o assunto no site da prefeitura, que tem matéria publicada no último dia 6.

Para acessar os dados sobre a doença na cidade, os cidadãos devem entrar no link: https://sites.google.com/view/prefeitura-vinhedo-corona/.

De acordo com o boletim epidemiológico do dia 12 de abril, oito casos de coronavírus foram confirmados, 24 foram descartados, 36 pessoas aguardam resultado de exames, há nove pacientes internados, três recuperados e quatro óbitos sob investigação.

Apesar do prefeito Jaime Cruz ter anunciado autorização para a compra de 3.150 testes rápidos para identificação de pacientes com a Covid-19, que chegariam na última semana, não foi informado o atual cenário. O investimento foi de R$285.900,00.

Região

As cidades da região têm divulgado boletim epidemiológico sobre o coronavírus quase que diariamente, como por exemplo em Jundiaí. Além disso, o gestor tem anunciado medidas com frequência contra a pandemia.

No dia 4 de abril, o prefeito da cidade, Luiz Fernando Machado, reduziu os salários de agentes políticos e assessores (incluindo os vencimentos do prefeito, vice, secretários/gestores, diretores e assessores municipais) até dezembro de 2020 e reorganizou o calendário das escolas municipais, entre outras ações.

O gestor de Vinhedo não tem demonstrado foco total em ações contra o coronavírus. Jaime Cruz não tem seguido ‘à risca’ as recomendações dos especialistas, da Organização do Ministério da Saúde (OMS) e do governador do Estado de São Paulo, João Doria, que indicam isolamento social para contenção da doença.

O prefeito está realizando vistorias em obras, acompanhado de secretários e representantes do governo, além de não intensificar o pedido de quarentena à população.

Nesta semana, ele fiscalizou trabalhos de recapeamento asfáltico, a construção do reservatório de água no Distrito Industrial e de novos apartamentos do CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo).

​Ações

Entre as medidas para minimizar o impacto da pandemia em Vinhedo, o prefeito distribuirá duas mil cestas básicas para população em situação de vulnerabilidade social, fechou parceria com o Exército Brasileiro para instalação de tendas na Santa Casa, com objetivo de ampliar a capacidade de atendimento médico e orientou sobre denúncias ao Procon em relação a preços abusivos, além de outras.