Viva Vinhedo

Prefeito de Vinhedo prorroga quarentena e determina novas medidas sanitárias

Administração está comprando 5 mil novos testes

Cidade possui apenas 25 respiradores. No momento, oito estão ocupados

O prefeito de Vinhedo Jaime Cruz, em conjunto com o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, determinou a prorrogação da quarentena no município, que seguirá até 10 de maio, alinhado ao Decreto Estadual 64.946, de 17 de abril de 2020. Também serão adotadas novas medidas sanitárias para restabelecimento gradual do funcionamento de serviços e atividades essenciais e não essenciais. Essas ações, que integram a segunda fase do Plano Municipal de Enfrentamento à Pandemia, constam no Decreto Municipal 94 e valem já a partir de quarta-feira, 22.

O novo decreto leva em consideração a determinação contida no Boletim Epidemiológico n° 7, de 6 de abril de 2020, recém emitido pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, impondo que a partir do dia 13 de abril os municípios, Distrito Federal e Estados que implementaram medidas de Distanciamento Social Ampliado (DSA), como é o caso de Vinhedo, onde os números de casos confirmados não tenham impactado em mais de 50% da capacidade instalada existente antes da pandemia, devem iniciar a transição para Distanciamento Social Seletivo (DSS).

Atendimento

A cidade possui um total de 25 respiradores, sendo que destes, 17 estão atualmente disponíveis, ou seja, 68% de equipamentos liberados para uso, segundo a administração municipal. Vinhedo integra o Plano de Contingenciamento Regional, o que possibilita, em caso de necessidade, que pacientes de Vinhedo sejam direcionados para o HC da Unicamp.

A Prefeitura está adquirindo 5 mil novos testes rápidos para diagnóstico da Covid-19, que se somarão aos outros 3.150 já adquiridos e que aguardam a entrega pelo fornecedor, totalizando assim 8.150 testes rápidos. Desta forma, será possível realizar a testagem de mais de 10% da população vinhedense que se enquadram nos critérios pré-estabelecidos para execução dos exames. Confira as determinações pelo site: www.vinhedo.sp.gov.br. 

Sair da versão mobile