Viva Vinhedo

Novo prédio da UBS Jardim do Lago é aberto para atendimento de COVID-19

Local conta com 540 metros quadrados para pacientes suspeitos do coronavírus

A unidade, em Jundiaí, foi inaugurada na segunda-feira (27)

O prédio da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim do Lago, em Jundiaí, começou a funcionar na segunda-feira (27), especificamente para o atendimento de casos suspeitos de síndrome gripal, no modelo de Unidade Sentinela (US).

Amplo (mais de 540 metros quadrados de área construída), o local vem para reforçar o atendimento de saúde da Rede de Atenção Básica – que, ao longo dos três anos de gestão, recebeu investimentos para a qualificação e ampliação. Neste momento, o espaço atende especificamente os casos que possam ser suspeitos do Novo Coronavírus, para facilitar o acesso ao cuidado pela população. Assim que a pandemia for debelada, o prédio será a sede do atendimento da população.

De acordo com o prefeito Luiz Fernando Machado, a cidade se antecipou na organização das ações de Saúde, desde a capacitação dos profissionais até a melhoria da capacidade de atendimento. “A primeira providência tomada no enfrentamento ao coronavírus em Jundiaí foi reestruturar a rede de saúde. Hoje, pouco mais de 40 dias após o início das medidas práticas, podemos dizer que tivemos êxito nesse processo. No São Vicente, por exemplo, são 117 leitos criados exclusivamente para atender aos pacientes com a COVID-19”, falou.

O gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, lembra que, o investimento para a construção da nova UBS Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira s/n) foi feito por contrapartida de empreendimento imobiliário, no valor estimado de R$ 1,5 milhão. “Quando superarmos a crise da COVID-19, o espaço passará a integrar a rede de Atenção Básica com o cardápio completo de atendimento, com consultas, três equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), atendimento odontológico e ampliação de horário de funcionamento (até 19h) 
e 25% mais oferta de horas médicas (de 96h para 120h semanais)”, explica.

Sair da versão mobile