Viva Vinhedo

Hospitais da região podem receber pacientes de Covid19 transferidos pelo Estado

Afirmação é do secretário estadual de Desenvolvimento Regional Marco Vinholi

Diante do cenário de ‘saturação’ dos hospitais da Região Metropolitana de São Paulo, por conta do alto número de pacientes infectados pelo novo coronavírus, o Governo do Estado afirmou que pode adotar medidas de transferências para leitos de hospitais do interior.

De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi exclusivo à reportagem, Vinhedo e região podem receber pacientes caso haja leitos disponíveis mantidos pelo Estado. “Adotamos a regulação do Sistema Único de Saúde (SUS), que determina a transferência do paciente para o leio mais próximo em um raio de até 100 quilômetros”, ressaltou.

Os hospitais de campanha também poderão ser utilizados, desde que tenham recebido subsídio do Governo de São Paulo. Segundo Vinholi, o primeiro critério para a utilização dos leitos é sempre a preferência pelos grandes centros, situação que pode mudar; caso a taxa de ocupação chegue a 100%. “Neste caso, cidades menores podem passar a receber os doentes”, explicou.

Todos os municípios acompanhados pelo Portal Viva Vinhedo (Jundiaí, Louveira, Valinhos e Vinhedo) têm menos de 100 quilômetros da capital, o que os coloca dentro do critério mencionado, adotado pelo governador João Doria. Das cidades citadas, Jundiaí registrou o maior número de óbitos pela doença (27), até quinta-feira (14).

Na sequência, aparece Valinhos com seis mortes; Louveira contabilizou duas vítimas fatais pela doença e Vinhedo anotou uma morte por coronavírus.

Sair da versão mobile