Viva Vinhedo

Com uma morte e 85 casos positivos de Covid-19, Vinhedo retoma atividades

Medidas passaram a valer na segunda-feira (1)

Plano conta com abertura gradual de serviços e comércios, segundo a prefeitura

​A Prefeitura de Vinhedo iniciou, na segunda-feira (1), a retomada gradual de atividades, serviços e comércios. Segundo o prefeito Jaime Cruz, “são medidas baseadas em critérios científicos. Aqui estamos com a situação controlada com relação ao coronavírus, mas como todos sabemos, não estamos livres da doença. Assim, nesta nova fase, teremos de redobrar a atenção”, disse.

Conforme avaliação do Governo de São Paulo, a cidade está classificada como Fase 2, que requer atenção, mas são permitidas eventuais liberações com restrições. Vinhedo registra, até o momento, uma morte confirmada pela Covid-19 e 85 casos confirmados da doença. Ao todo, 73 pessoas já estão recuperadas. A taxa média de utilização de UTI para casos suspeitos ou confirmados de coronavírus não passa de 25% e a média de respiradores disponíveis é de 72%, de acordo com a administração municipal.

Comércios, escritórios, concessionárias e atividades imobiliárias

Podem funcionar com atendimento presencial, em horário normal (conforme alvará), os comércios em geral (incluídas as galerias comerciais), escritórios, concessionárias e atividades imobiliárias.

Para tanto, será obrigatório seguir as medidas sanitárias contidas no Decreto Municipal, como a disponibilização de álcool gel 70% a todos que entrarem e saírem; utilização por clientes e funcionários de máscaras faciais; controle para que não haja mais que 1 pessoa a cada 4 metros quadrados, incluindo clientes e funcionários; controle da lotação interna; distanciamento de no mínimo 1,5 metro entre as pessoas nas filas; controle do distanciamento do lado externo, entre outras medidas.

Nesta fase, seguindo o cronograma do Estado, é proibido o consumo local em bares, restaurantes, padaria e congêneres, que poderão continuar trabalhando com o sistema de delivery, drive thru ou retirada rápida.

Cultos e missas presenciais

O Decreto Municipal 115 também condiciona aos templos religiosos a realização de missas ou cultos presenciais somente mediante prévia apresentação escrita de seu Protocolo de Saúde, detalhando todas as medidas sanitárias de enfrentamento e prevenção a Covid-19, condicionada à análise e aprovação expressa pela Vigilância Sanitária da Prefeitura de Vinhedo.  

Esse documento deverá ser protocolado na Central SIM Centro. 

As missas e cultos poderão ter duração máxima de 1 hora, sendo reduzida a 30% da capacidade total de lotação interna, observando-se distanciamento de 1,5 metro de um assento para outro, em fileiras alternadas, devendo estar bloqueados de forma física aqueles assentos que não puderem ser utilizados.

Os templos também deverão disponibilizar álcool gel 70% para todos os frequentadores. Pessoas que fazem parte do grupo de risco não poderão frequentar as atividades presenciais, incluindo idosos. Apesar dessa liberação, a orientação da Administração Municipal é para que os templos priorizem as missas e cultos realizados de forma virtual.

Repartições públicas, atendimentos na Saúde e Zona Azul

O prefeito também determinou o retorno do atendimento à população nas repartições públicas municipais da Administração Direta e Indireta, como Central SIM Centro e Procon. Assim, será retomado também o uso da biometria no acesso aos prédios públicos e o registro ponto, isso para os servidores públicos. 

No âmbito da Saúde, serão reiniciados todos os procedimentos eletivos – consultas, exames e cirurgias – de forma gradativa. A Secretaria de Saúde entrará em contato para fazer os agendamentos. As entidades subvencionadas que fazem atendimentos eletivos também retomam o atendimento.

O sistema de Zona Azul (estacionamento rotativo) está em vigor. Informações: http://www.vinhedo.sp.gov.br/download/decreto-115-protocolo-sanitario-covid-19/ 

Sair da versão mobile