Viva Vinhedo

Em Jundiaí, Sesão será posto de testes do coronavírus

Cidade já realizou exames em 5,9 mil moradores

Local atenderá agendamentos feitos pelo Disque 156

Em Jundiaí, os testes rápidos de COVID-19 agendados pelo Disque 156 Coronavírus para a região Central passam a ser realizados na unidade Sesi Élcio Guerazzi, o Sesão, a partir de quarta-feira (3). “Formalizamos uma parceria com a equipe da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), a partir de conversa com o presidente Paulo Skaf e, viabilizamos um espaço amplo para o atendimento da população para a realização do teste na unidade Sesão, muito próxima da Unidade Básica de Saúde (UBS) Central. A testagem é fundamental para mapear o avanço da doença na cidade”, falou o prefeito Luiz Fernando Machado.

A cidade testará 5,2% da população entre examesrápidos para sintomáticos, comunicantes familiares, públicos determinados (profissionais da Saúde pública, forças de segurança, motoristas e cobradores do transporte público), idosos em instituições de longa permanência além dos assintomáticos, segundo Inquérito Epidemiológico realizado.

A testagem na unidade Sesão (avenida União dos Ferroviários, em frente ao Tauste), inicialmente, mantém o mesmo fluxo de atendimento realizado na UBS Central, com cerca de 40 agendamentos por dia, serviço líder em solicitações de horário para o teste rápido.

Cenário

Desde o início da disponibilização do teste rápido para COVID-19 em Jundiaí, em meados de abril, até as 10h desta segunda-feira (1), já foram realizados 5.496 testes rápidos COVID-19, sendo 542 positivos (9,86%). Ao todo foram agendados 8.082. “A testagem ampla garante o mapeamento do avanço da doença na cidade e reduz a subnotificação, permitindo que a cidade conte com informações precisas e em tempo real sobre a COVID-19 no território”, detalha o gestor.

As pessoas que tiveram ou que estão com sintomas gripais (febre associada a tosse ou coriza) podem realizar o agendamento pelo Disque 156 Coronavírus, opção 0. A solicitação será feita conforme a data de início de sintomas, lembrando que para a acurácia acima de 90% do teste rápido oferecido, é necessário que a pessoa esteja com mais de 8 dias de início dos sintomas. Para evitar o deslocamento durante o período de transmissão do vírus, o protocolo definido é a testagem a partir do 15º dia após o início dos sintomas.

Sair da versão mobile