Viva Vinhedo

CIEE elege projeto de estágio de Valinhos como o melhor do país

Segundo o Ibope, na média, a bolsa para cada estagiário é de R$ 703,54. Em Valinhos, o valor varia, mas o inicial é maior do que o dobro da média identificada

Prefeitura conta com 150 estagiários ativos

A Prefeitura de Valinhos ganhou, no último dia 25, o prêmio de melhor programa de estágio do setor público municipal e estadual do Brasil. A premiação foi realizada pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) em um evento transmitido pela internet para todo o país.

O prêmio levou em consideração projetos envolvendo estagiários de 719 empresas, organizações ou instituições. Uma pesquisa feita pelo instituto Ibope mapeou, entre os dias 24 de outubro de 2019 e 6 de janeiro de 2020, diversos aspectos da vida em campo de 17 mil desses estagiários de todo o Brasil e serviu como base para a definição dos critérios que escolheram as organizações premiadas.

A Prefeitura tem hoje cerca de 150 estagiários ativos em diferentes áreas. Eles são contratados formalmente em parceria com o escritório regional do CIEE, que atua no mercado justamente fazendo esse elo entre os jovens estudantes e empresas e organizações dispostas a oferecer oportunidades.

O prêmio conquistado por Valinhos avaliou um projeto de contratação de cerca de 100 estagiários do curso de pedagogia, em 2019, para prestação de serviços junto às cerca de 100 crianças matriculadas na Rede Municipal de Ensino e que necessitam de cuidados especiais e acompanhamento individual durante as aulas.

Para o secretário de Assuntos Internos da prefeitura, Wilton Borges, que cuida dos recursos humanos da Administração, o prêmio é um importante estímulo aos jovens que buscam seu espaço no mercado de trabalho. “A capacitação do servidor público é sempre bem-vida. Fazer estágio na Prefeitura é um estímulo à formação da consciência e da cidadania desses jovens. Ajuda eles a entenderem como funciona essa esfera de poder, além de outras que estão próximas, como o Legislativo, e mostra a estrutura administrativa por dentro, com suas amarras e com o lado cidadão que é a oportunidade de servir a população com o seu trabalho”, disse.

Cerimônia

A cerimônia de entrega do prêmio foi realizada pela internet. Cada uma das três categorias (privado, público e terceiro setor) foi dividida em subcategorias (de 10 a 50 estagiários, de 51 a 300 e acima de 301) e teve três premiados.

Na categoria de Valinhos, pública com até 300 estagiários, a Secretaria de Estado da Saúde do Estado do Acre foi a terceira colocada, e a Secretaria da Fazenda do Estado do Pará ficou em segundo lugar.

Organizações como a Prefeitura de Jundiaí, a Câmara Municipal de São Paulo, a FUNAP, a Agência Nacional do Petróleo (ANP), Tribunal de Justiça de São Paulo, Embraer, Banco Itaú, Brasken e Citybank estão entre as premiadas pelo CIEE em suas categorias.

Segundo o CIEE, as organizações melhor avaliadas, por seus próprios estagiários, poderão utilizar o Selo de Reconhecimento.

Pesquisa

Pela pesquisa do Ibope, na média, a bolsa paga para cada estagiário é de R$ 703,54. Em Valinhos, o valor varia de acordo com o semestre do estudante, mas o inicial é maior do que o dobro da média identificada.
Segundo o estudo, a maioria dos estagiários da pesquisa é do sexo feminino (67%) e a média de idade é de 24 anos. Mais da metade (56%) são alunos de universidades particulares e o tempo médio do estágio é de 15 meses.

Cerca de dois terços (68%) dos estagiários estão em empresas ou organizações com até 50 vagas de estágio e a maioria deles (58%) está no Estado de São Paulo. 

Sair da versão mobile