Viva Vinhedo

Vinhedo pode ‘ganhar’ unidade do Poupatempo

Divulgação / Transformação acontecerá até 2022, em todas unidades

Segundo anúncio do Estado, serão incorporados serviços do Detran

O Governo de São Paulo anunciou, na quarta-feira (12), a ampliação do programa Poupatempo de 75 para 340 unidades. Serão incorporados todos os serviços prestados pelo Detran. Assim, as unidades dos Detrans serão transformadas em postos presenciais do Poupatempo.

Até 2022, serão disponibilizados 242 serviços digitais nas 340 unidades. A transição para as 252 novas unidades será gradual.

Vinhedo possui uma unidade do Detran desde 2016, localizada na Rua Antônio Barbosa. Com a decisão do governo, ela deve ser transformada no Poupatempo.

Acelerado pela pandemia do coronavírus, o portal e o aplicativo Poupatempo Digital se mostraram fundamentais para a manutenção dos atendimentos. Mais de sete milhões de interações/atendimentos foram feitos em quatro meses. Isto representa mais de 65% dos atendimentos diários nas unidades físicas, estimados em 120 mil.

Atualmente são mais de 200 serviços sendo digitalizados pelo Poupatempo, em comparação com os sete oferecidos no início de 2019. Apenas cinco serviços que apresentam maior volume de transações permanecerão sem digitalização, como os atendimentos para emissão da primeira via do RG e a renovação da CNH, que requerem coleta biométrica e exigem a ida ao posto.

Atendimento presencial

A partir da próxima quarta-feira (19), haverá a retomada dos atendimentos nos postos físicos, com permissão de agendamentos. Esta etapa de reabertura priorizará apenas o que houver exigência presencial, como primeira emissão de CNH e expedição de RG.  A reabertura das unidades segue as diretrizes da aderência ao Plano São Paulo, com a flexibilização permitida apenas para cidades que estiverem nas fases amarela e laranja, e com fluxo de pessoas equivalente a 30% da capacidade do local.

Sair da versão mobile