Viva Vinhedo

Valinhos abre cadastro para identificar demanda de profissionais da saúde

Objetivo é quantificar doses contra Covid-19 para os profissionais (Foto: Prefeitura de Valinhos)

Formulário deve ser acessado pelo site do município 

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, abriu na segunda-feira (29) um cadastro com o objetivo de verificar a demanda de profissionais de 14 categorias que atuam diretamente em estabelecimentos considerados de área da saúde e integram o grupo prioritário, dentro da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19. Por meio do cadastro, será possível ter informações sobre a quantidade de doses que o município precisará para complementar a imunização destes profissionais atuantes no município.

O link https://forms.gle/4WcUtwvpypDzGrUa7 para preenchimento do formulário do cadastro pode ser acessado na página principal do site da Prefeitura de Valinhos: www.valinhos.sp.gov.br.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a finalidade a partir do cadastro é informar o quantitativo de doses necessárias ao DRS VII (Departamento Regional de Saúde), com sede em Campinas e vinculado ao Governo do Estado, para aplicação em mais uma etapa, pois na anterior voltada aos profissionais da saúde, a quantidade de doses não foi suficiente para completar a vacinação.

Imunização

No total, Valinhos vacinou com a primeira dose na fase exclusiva aos profissionais da área da saúde 3.638 pessoas, incluindo os que atuam diretamente na linha de frente do atendimento aos pacientes com suspeita ou contaminados com o coronavírus, em hospitais e na UPA 24 Horas (Unidade de Pronto Atendimento), além de unidades de atenção básica. Destes, 2.199 já receberam a segunda dose. 

Segundo informou a Secretaria de Saúde, o município aguarda posicionamento da DRS VII do recebimento de novo lote de doses que contemple os profissionais que atuam exclusivamente em estabelecimentos de serviços de saúde, a exemplo de hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais. 

“O objetivo é quantificar esses trabalhadores remanescentes para, dessa forma, sejam solicitadas as doses necessárias da vacina à Secretaria de Estado da Saúde, e reforçamos, não é agendamento, e sim um cadastramento, que ficará por tempo indeterminado para acesso pela internet, por meio de link compartilhado na página principal do site da Prefeitura”, destaca o enfermeiro Rafael Dias Limas, que integra a equipe de coordenação da Vigilância Epidemiológica de Valinhos.

Dentre eles, estão os profissionais de saúde que são representados em 14 categorias, conforme resolução n° 287, de 8 de outubro de 1998, do Conselho Nacional de Saúde, e referenciada em uma circular recentemente publicada de nº 57/2021/SVS/MS, em retificação ao Ofício de nº 234/2021/CGPNI/DEIDT/SVS/MS referente às orientações técnicas de vacinação do grupo prioritário “Trabalhadores da Saúde”, da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19.

Os profissionais enquadrados na resolução 287 são os seguintes: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários (e seus respectivos técnicos e auxiliares), agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, profissionais da vigilância em saúde e os trabalhadores de apoio (exemplos: recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, gestores e outros).

Inclui-se, ainda, na mesma resolução, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares, como exemplos em programas ou serviços de atendimento domiciliar, cuidadores de idosos, doulas/parteiras, funcionários do sistema funerário, Instituto Médico Legal (lML) e Serviço de Verificação de Óbito (SVO) que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados e; acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.

Os trabalhadores que atuam nos estabelecimentos de serviços de interesse à saúde das instituições de longa permanência para idosos (ILPI), casas de apoio e cemitérios serão contemplados no grupo de trabalhadores da saúde e a recomendação é que também sejam vacinados.

Sobre o cadastramento

O preenchimento do formulário destinado ao cadastramento de trabalhadores de saúde é exclusivo aos residentes em Valinhos e que exclusivamente atuem em estabelecimentos de saúde do município e ainda não receberam nenhuma dose da vacina contra a COVID-19

“Informamos que os trabalhadores dos demais estabelecimentos de serviços de interesse à saúde, como academias de ginástica, clubes, salão de beleza, clínica de estética, óticas, estúdios de tatuagem e estabelecimentos de saúde animal não são contemplados nos grupos prioritários elencados inicialmente para a vacinação”, alerta o enfermeiro Rafael.

Entre os documentos que deverão ser de comprovação para o cadastramento e futuramente vacinação estão:

– Documento de identidade com foto e/ou carteira de conselho de classe profissional;

– Documento que comprove o vínculo empregatício do trabalhador com o serviço de saúde. Serão aceitos como documento de comprovação: contrato de trabalho, ou contrato de prestação de serviços, ou holerite, ou crachá (desde que contenha minimamente as informações: nome do estabelecimento, nome e sobrenome da pessoa, cargo ou função);

– Declaração emitida pelo serviço de saúde que comprove o vínculo empregatício da pessoa

– Em caso de vínculo empregatício em outro município, será necessário apresentar comprovante de residência em Valinhos; 

Sair da versão mobile