Sem chuvas há mais 40 dias, Sanebavi recomenda uso racional para não prejudicar abastecimento

Sem chuvas há mais 40 dias, Sanebavi recomenda uso racional para não prejudicar abastecimento

Na quarta-feira (7), o nível da Represa 1 está 1,65m abaixo do máximo e demais pontos de captação também sinalizam diminuição

Vinhedo não registra chuvas significativas há mais de 40 dias e, neste período de escassez, o nível de água nos mananciais diminuiu consideravelmente, o que afeta a capacidade de captação de água bruta para tratamento. O momento é de atenção, pois há alerta de especialistas do Consórcio da Bacia dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) indicando que o período de estiagem deste ano será um dos mais severos em décadas.

Diante da atual situação, a Sanebavi recomenda aos moradores de Vinhedo o uso racional da água para evitar um cenário crítico e para garantir que os mananciais e reservatórios suportem a demanda até o início do período chuvoso, previsto para novembro, evitando problemas de abastecimento no município.

Nesta quarta-feira (7), o nível da Represa 1 está 1,65m abaixo do máximo e os demais pontos de captação também sinalizam diminuição da vazão, por isso, a Sanebavi pede a conscientização de todos para utilizar a água apenas para as necessidades básicas, sem desperdícios que prejudicam a reservação de água bruta.

De acordo com o levantamento da Defesa Civil, desde fevereiro Vinhedo está com os índices de chuvas abaixo do previsto, No mês de junho a cidade registrou 16,6mm de chuva, 64% menos que a média prevista para o mês .

Iniciativas

A Sanebavi tem investido em diversas ações para garantir água para o município, como no programa de combate às perdas, com pesquisa e detecção de vazamentos não visíveis em todo o município, além da substituição de redes antigas em alguns bairros, da setorização de rede no Vista Alegre e São Joaquim e, em breve, no Marambaia.

A Sanebavi está contratando estudo hidrológico que apresentará um diagnóstico de todo o recurso hídrico disponível em Vinhedo e o serviço de levantamento planialtimétrico, que possibilitará o desenvolvimento de projetos de melhorias. Dois novos reservatórios de 1 milhão de litros serão construídos nos próximos meses, para a região do Observatório e do Mirante, obras que irão contribuir para aumentar a capacidade de reservação de água tratada nessas regiões.

A autarquia também realizou o desassoreamento na captação do Rio Capivari e a reconstrução da barragem para garantir que o município faça a extração máxima permitida pela outorga da Bacia PCJ, de 400m³/hora no período de estiagem. Esta semana A Sanebavi está trabalhando no desassoreamento da caixa de areia da Represa 1.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *