Viva Vinhedo

Vinhedo adquire exames e consultas para zerar a fila pelos procedimentos

Licitação para aquisição de 4.255 exames variados está concluída e a licitação para contratar consultas está em fase final

A Prefeitura de Vinhedo vai disponibilizar exames médicos, consultas com especialistas e algumas cirurgias de pequeno porte em clínicas e laboratórios médicos da cidade para reduzir a demanda por esses procedimentos, provocada pela pandemia de coronavírus. Na pandemia, foram atendidos casos urgentes e procedimentos eletivos tiveram que ser suspensos. Para zera a fila e o tempo de espera, Prefeitura abriu licitação para contratação de serviços particulares.

“Nossa iniciativa busca garantir segurança aos moradores, que terão seus exames e consultas realizados. Nesta pandemia, atendemos todos os casos de urgência, mas as situações menos graves tiveram que ser adiadas. Isso aconteceu em todo o País. Agora vamos contratar os serviços para que os moradores possam colocar a saúde em dia”, disse o prefeito Dario Pacheco.

A licitação para aquisição de exames está concluída e a Prefeitura vai entrar com contato com os moradores para que eles possam agendar o exame solicitado pelos médicos da rede municipal. Foram adquiridos 4.255 exames variados, sendo 2.830 de ultrassonografias diversas.

A licitação para contratar consultas está em fase final. O edital prevê 6 mil consultas com oftalmologista, 500 por mês; 1,8mil com urologista, 150 por mês; 1,2 mil com psiquiatra infantil, 100 por mês; 3 mil com psiquiatra adulto, 250 por mês; 1,2 mil com neurologista infantil, 100 por mês; e 2,4 mil com neurologista adulto, 200 por mês.

“Desde o início do ano, com a retomada do atendimento médico permitida no Plano São Paulo de combate à covid, estamos adotando medidas para atender à demanda reprimida e já conseguimos excelentes resultados”, disse dr. Dario. O secretário de Saúde, Milton Ribolli, explicou que os agendamentos para consultas serão feitos por ordem de prioridade assim que a licitação estiver concluída e os serviços puderem ser contratados.

A Secretaria de Saúde apela aos moradores para que compareçam às consultas e exames marcados ou avisem antecipadamente que não poderão comparecer para que outro morador possa ser atendido. Em alguns casos, a falta aos exames chega a 25%, o que aumenta a fila e prejudica o atendimento à população.

Sair da versão mobile