Valinhos implanta Patrulha Maria da Penha

Valinhos implanta Patrulha Maria da Penha

Atualmente há 38 mulheres sob medida protetiva

A Prefeitura de Valinhos e a Guarda Civil Municipal implementaram na cidade o programa Patrulha Maria da Penha, para proteger moradores vítimas de violência doméstica e que estão sob medida protetiva. Agentes da Guarda vão visitar regularmente essas pessoas para que o agressor se mantenha afastado.

De acordo com a Guarda Municipal, desde o início deste ano 260 mulheres solicitaram medidas protetivas por violência doméstica, mas a grande maioria, 86% delas, retirou a queixa e desistiu de manter o agressor afastado. Apenas 38 mulheres continuam mantendo a medida protetiva.

A Patrulha Maria da Penha será realizada pela equipe da Guarda Civil Municipal, com visitas regulares à residência da vítima para assegurar que o agressor mantenha a distância determinada pela Justiça, no cumprimento da lei.

As patrulhas serão caracterizadas por uma viatura adesivada com um selo rosa, representando o programa, realizadas em dupla, por uma guarda mulher e um guarda homem.

Vítimas

Segundo a Guarda Civil Municipal de Valinhos, hoje as medidas protetivas são todas de vítimas mulheres, mas a Patrulha Maria da Penha atende a vítimas de qualquer gênero e idade que tenham sido alvo de agressor doméstico, como idosos, crianças, mulheres e homens.

“É um programa que visa proteger não só a mulher, mas a família como um todo. A lei, na medida protetiva, dá o direito de proteção à vítima, às testemunhas e familiares”, explicou a escrivã da Delegacia de Defesa da Mulher de Valinhos, Valdires do Nascimento Vidoto.

A Guarda Municipal pode ser acionada pelo 153 ou pelo telefone (19) 3869 3535.