Agora, Circuito das Frutas conta com Plano Regional de Turismo

Agora, Circuito das Frutas conta com Plano Regional de Turismo

São mais de 1.500 opções de bares e restaurantes, em 11 cidades

O Circuito das Frutas, que reúne 11 cidades, incluindo Jundiaí, Vinhedo e Louveira, acaba de consolidar seu Plano Regional de Turismo. A região oferece cerca de 1500 opções em bares e restaurantes, mais de cem opções gastronômicas e curiosidades como cervejas artesanais de figo e morango e torresmo de rolo.


Elaborado durante 15 meses de trabalho, o plano foi entregue pelo Sesc Jundiaí em solenidade realizada em janeiro, durante a Festa da Uva, com a presença do prefeito Luiz Fernando Machado e representantes dos demais municípios do circuito.

O Plano Regional de Turismo do Circuito das Frutas é resultado do termo de
cooperação entre o Senac Jundiaí e o Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Frutas. Valéria Andrade, docente do Senac que fez a apresentação do plano, ressaltou a importância da ação. “O objetivo é incentivar o turismo, gerar empregos e alavancar o desenvolvimento econômico”, disse.


O gestor Luiz Fernando Machado destacou a importância do setor. “Estamos em uma das regiões mais importantes da América Latina. Com o dólar no valor em que está, imaginem o potencial do turismo dentro do País”, afirmou. “Agradeço as equipes do Senac e da administração municipal, que se empenharam na execução desse trabalho. Quando potencializamos o turismo em uma cidade como Jundiaí, impulsionamos o turismo regional
também”.


Rural
Segundo a diretora de Turismo da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Marcela Moro, Jundiaí e uma referência em turismo rural, e o plano é um marco importante para o município e região. “A cidade, inclusive, foi escolhida no final de 2019 como o melhor destino turístico rural do Estado de São Paulo no prêmio Top Destinos Turísticos”,
lembrou. “Esta é uma das prioridades da administração Luiz Fernando Machado, por ser o turismo capaz de propiciar o desenvolvimento econômico das regiões de forma sustentável”.


O Programa Regionalização e Desenvolvimento do Turismo – Senac SP – foi criado em 2015 e surge da experiência do Senac na elaboração da Região Turística Serra do Itaqueri, onde atua desde 2010. A primeira etapa do programa é a realização do Plano Regional de Turismo e a segunda é a mobilização de recursos para que as regiões possam implementar os seus projetos.

No novo cadastramento que consolidou o mapa turístico brasileiro existem 432 municípios cadastrados em 51 Regiões Turísticas, e o Senac atua em 15 delas. Em Jundiaí, a ação teve início em agosto de 2018, quando foi assinado o termo de cooperação entre Senac Jundiaí e o Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Frutas.