Valinhos descarta cinco casos suspeitos de coronavírus

Valinhos descarta cinco casos suspeitos de coronavírus

Estão sob investigação outras três pessoas, que aguardam resultados de exames

A Secretaria de Saúde de Valinhos e a Vigilância Epidemiológica do Estado descartaram nesta terça-feira (10) cinco dos oito casos de suspeita de coronavírus em moradores da cidade.

Exames médicos deram negativo para a jovem de 20 anos atendida na Santa Casa de Valinhos e para a professora de 41 anos que procurou atendimento no Centro Médico.

Portanto, três alunos notificados como suspeitos por terem tido contato com a professora em sala de aula também estão descartados.

A professora está liberada para voltar a dar aulas no 3º ano A, à tarde, na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Jorge Bierrenbach de Castro. Os estudantes que tiveram a suspeita descartada também podem voltar a frequentar a escola normalmente.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta, porém, que eles permaneçam em casa se ainda tiverem sintomas de gripe. “É uma recomendação usual em todo caso de gripe, para evitar que a gripe se espalhe pela classe e afete outros alunos”, explicou a diretora de Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde, Cláudia Maria dos Santos.

A jovem de 20 anos teve resultado negativo em exame realizado pelo Instituto Adolfo Lutz. A professora fez exame particular, que também deu negativo para coronavírus.

Já são sete os casos de suspeitos descartados de coronavírus em Valinhos.

Suspeitos

Valinhos tem hoje três casos suspeitos de coronavírus. Na sexta-feira (6), uma jovem de 24 anos foi atendida na Santa Casa com febre e sintomas de gripe. Ela esteve em viagem por países da Europa e retornou ao Brasil no dia 27 de janeiro. Os primeiros sintomas surgiram no dia 28.

Outra jovem, de 17 anos, procurou o Centro Médico no dia 5, dois dias depois de retornar dos Estados Unidos, com sintomas de gripe.

Uma mulher de 33 anos, moradora da Alemanha, veio ao Brasil visitar a família e procurou atendimento no Centro Médico no domingo (8) também com sintomas de gripe.

Os três casos são considerados suspeitos porque os pacientes estiveram em países com surto da doença. As três mulheres estão em boas condições de saúde e se encontram em isolamento domiciliar. Elas aguardam resultados dos exames que estão sendo feitos pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

Orientações

Aqueles que se incluam na definição de casos suspeitos de COVID-19 devem procurar imediatamente o pronto atendimento para avaliação e investigação diagnóstica. Estão nesta situação:

– Situação 1: Febre e sinal de problema respiratório. Ter viajado para área afetada nos últimos 14 dias (a relação atualizada dos países pode ser consultada em http://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus/)

– Situação 2: Febre e sinal de problema respiratório E contato próximo de caso suspeito ou confirmado nos últimos 14 dias.

Por enquanto, não há vacina nem medicação contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Mas existem medidas para prevenir o contágio, que são:

– Lave frequentemente as mãos com água e sabão por 20 segundos ou use álcool em gel a 70%;

– Cubra nariz e boca com o braço ou com lenço descartável ao espirrar ou tossir;

– Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Mantenha os ambientes bem ventilados;

– Não compartilhe objetos pessoais, como talheres, toalhas, pratos e copos.