Dengue avança 200% no município de Vinhedo e acende alerta

Dengue avança 200% no município de Vinhedo e acende alerta

Dados comparam o 1º bimestre de 2019 com mesmo período deste ano

Os casos de dengue aumentaram 200% em Vinhedo, se comparado o 1º bimestre de 2019 com o mesmo período deste ano. O número, que considera ocorrências autóctones e importadas (neste caso quando o paciente não é infectado dentro da cidade), saltou de quatro para 12 na época mencionada. Os dados são do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo (CVE-SP).

O cenário da doença na cidade vem se tornando preocupante. No ano passado, o município anotou 124 registros (entre autóctones e importados). Em 2018, foram seis. O secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Osnei Okumoto, faz um alerta. “É necessário dar mais atenção nas ações de combate ao mosquito. A prevenção não pode ser interrompida, mesmo no período mais frio do ano”, ressaltou. Segundo o secretário, a continuidade das ações é importante para manter baixos os índices de infestação, justamente para quando chegar a época de maior proliferação. “Assim será possível manter a redução do número de casos” explicou.

A situação do avanço da dengue pode agravar mais ainda o cenário enfrentado pela população devido à pandemia do novo coronavírus (Covid19), já que os hospitais terão que ampliar a capacidade de atendimento e leitos para atender os pacientes infectados, o que pode provocar uma sobrecarga na rede municipal de saúde.