Taxa de isolamento em Valinhos é a 18ª mais alta do Estado de São Paulo

Taxa de isolamento em Valinhos é a 18ª mais alta do Estado de São Paulo

Cidade anotou 18 mortes por coronavírus, segundo prefeitura

Valinhos foi um dos municípios com maior índice de isolamento social no Estado no último fim de semana, de acordo com o ranking do Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo (SIMI-SP). A taxa de pessoas que ficaram em casa no domingo foi de 52%, na 18ª posição entre as cidades monitoradas, enquanto no sábado foi de 48% (16º).

A maior adesão da população às ações de isolamento do município foi citada mais uma vez como referência pela secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen da Silva, que incluiu a cidade no grupo das que mais avançaram nesse quesito desde o início da pandemia no Estado e fez elogios aos esforços nesse sentido.

O índice de domingo (21), de 52% de isolamento, é semelhante ao que era registrado durante os meses de abril e maio, quando o município tinha em funcionamento apenas estabelecimentos considerados essenciais, quando a adesão ao “fique em casa” era maior.

Valinho tem 548 casos confirmados de coronavírus, com 18 mortes. Há 63 pessoas internadas, sendo que 27 em UTIs, em estado mais grave.
A taxa de ocupação dos leitos de UTI estava, na segunda-feira (22), em 77%.

Na Santa Casa, que atende pelo SUS, o percentual chegou a 93%, embora tenha atingido a marca de 100% nos últimos dias.

Região

Na mesma linha, e com o mesmo crescimento na curva de casos, Campinas determinou medida semelhante e fechou novamente o comércio nesta segunda-feira (22).

Da Região Metropolitana de Campinas (RMC), o ranking das 20 cidades trouxe ainda no domingo (21), além de Valinhos, Campinas na 19ª posição também com 52% de moradores isolados e Vinhedo na 9ª posição com 53%.

Histórico

Quando o isolamento começou, em 6 de março, Valinhos teve 32% de adesão dos moradores, segundo o SIMI-SP, e no domingo registrou 52%, portanto, 20 pontos percentuais acima do início da quarentena.
As dez cidades com 20 ou mais pontos percentuais em relação ao índice do começo do isolamento são a capital São Paulo, Santo André, Campinas, Santana do Parnaíba, Ribeirão Preto, São Caetano do Sul, Santos, Valinhos, Osasco e São Bernardo do Campo. A secretária Estadual de Desenvolvimento Econômico elogiou os esforços dos dez municípios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *