Valinhos inicia trabalho para prevenção da dengue, Zika e Chikungunya

Valinhos inicia trabalho para prevenção da dengue, Zika e Chikungunya

Entre as ações estão a visita de casa a casa com vistoria e orientação aos moradores

Para intensificar a prevenção de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, a Secretaria de Saúde de Valinhos deu início a um amplo trabalho de controle do vetor. Segundo dados da prefeitura, em 2021, de janeiro até este mês de novembro, 215 casos de dengue foram confirmados no município.

De acordo com a pasta, entre as ações estão o trabalho casa a casa com vistoria e orientação aos moradores para a prevenção às três doenças, assim como vistorias periódicas em pontos estratégicos, como borracharias e ferro velhos.

“Também reforçaremos as vistorias em imóveis como escolas e bancos, ou outros com grande presença de pessoas para fazer este trabalho de busca ativa e controle de criadouros. Faremos a coleta e identificação de larvas se encontradas em recipientes com água parada, e se necessário, conforme recomendações técnicas, aplicação de larvicida e orientações para que sejam evitados esses meios de criadouros do vetor”, explicou a Diretora da Divisão de Vigilância em Zoonoses, Marli Aparecida Silva.

Outro meio que a Zoonoses tem para conter o avanço destas doenças são os canais disponíveis aos munícipes, como os sistemas 156 e o e-Ouve, para solicitar as vistorias ou fazer denúncias de locais que podem servir de criadouros do Aedes Aegypti.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *